quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TedTalk: Jessica Jackley: Poverty, money -- and love

Imagine aquela pessoa que sempre fala que está preocupada com os problemas do mundo, que sempre diz que é necessário fazer alguma coisa para ajudar os outros, mas passa o dia na internet vendo vídeos engraçados de gatinhos no Youtube.

Infelizmente, não é difícil imaginar alguém assim.

E se perguntada porque ela mesma não toma alguma atitude, ocorre uma avalanche de desculpas, motivos para continuar sentado no sofá, acreditando que 'se preocupar' já é atitude suficiente, já que poucos se preocupam, e assim a consciência da pessoa segue limpa, ou pelo menos sob a ilusão de limpeza.

Jessica Jackley conta que era assim, dava esmolas para se sentir melhor consigo mesma, mas fugia o máximo possível da pobreza a sua volta, coisa rara neh.

Hoje ela é a co-fundadora do site Kiva.org, que promove a "micro-economia" permitindo que pessoas que vivem com muito pouco consigam pequenos empréstimos para poder tocar um empreendimento, e assim ter um pouco mais de dignidade.

E também do Profounder onde pessoas podem buscar investimentos para seu empreendimento dentro da própria comunidade (e família, e amigos).

Um TedTalk que vale a pena ser assistido, para se conhecer a história de vida de alguém que descobriu um meio de ajudar aqueles que necessitam que vai além da esmola.



Fazia um bom tempo que não postava TedTalks aqui, pretendo não repetir isso.

Nenhum comentário: