quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Haters gonna hate

Existem duas atitudes muito comuns do ser humano:
  1. Se juntar a um 'grupo' ou fazer parte de uma 'tribo';
  2. Julgar os outros pelos seus gostos.
E essas duas atitudes geram um atrito sem fim entre as pessoas.

Um caso especial é qual a entrada em uma tribo não se dá pela vontade da própria pessoa, mas pelos julgamentos que os que estão a sua volta fazem dela, existe uma diferença muito grande entre gostar de Jornada nas Estrelas e ser um trekkie, mas para aquele que julga isso não importa, a sentença já foi dada, e a pessoa irá sofrer todas as conseqüências dessa condição.

A necessidade de analisar e encaixar a outra pessoa numa categoria gera isso, o problema é quando isso passa dos limites, onde esse julgamento é usado de modo pejorativo.


O problema é quando esse tipo de atitude se torna uma modinha, odiar otakus, odiar emos, odiar Restart, etc, existe uma necessidade exagerada de se opor a esses grupos, eles gostam, você não, não é suficiente? é mesmo necessário deixar claro a todos a sua volta, espalhar aos sete ventos que desaprova o gosto do outro?

Criou-se desse modo a pior tribo, a tribo dos "haters" dos anti-otaku-emo-tudo, daqueles que precisam constantemente deixar claro que tudo que foge do 'normal' (definido por eles) merece ser odiado com toda vontade e bastante barulho.


Imagino como reagiriam os "haters" que julgam todos a sua volta ao se encontrar com um Masari na África que tem entre seus costumes beber o sangue de alguns animais para se alimentar, pessoas que não tem a capacidade de entender que as diferenças entre as pessoas existem e são benéficas na maioria dos casos.

E a internet acaba sendo um dos melhores meios para propagar essas atitudes, dada a facilidade que se tem em falar o que se pensa quando se está atrás do teclado.

O que falta é mais respeito com os gostos dos outros, além do que, para mim essas atitudes se classificam como preconceito, e deveriam ser tratadas como tal.

2 comentários:

Eliane disse...

Oi Shiga!
Muito pertinente seu texto. A meu ver, do mesmo modo que as pessoa sentem necessidade de fazer parte de algo, de um grupo, tambem sentem necessidade de categorizar as pessoas, julga-las e enquadra-las. E isso geralmente se da pelos gostos, pelo estilo de vida, aparencia. Acredito que esse julgamento/categorizacao se de justamente pela necessidade de ter controle, de identificar "inimigos", aqui caracterizado por tudo aquilo que difere de voce. Cria-se uma zona de seguranca em poder rotular isto e aquilo e por fim, a sensacao de poder em dizer que se eh melhor que algo/algum modismo. Acredito que seja uma reacao ao medo do diferente, do que ele representa. Por fim, a falta de tolerancia que essa reacao gera.Afinal odiar eh mais simples do que interagir com o desconhecido e acabar descobrindo que ele possa possuir algo igual a nos. Claro, ha muito atualmente que nao gosto. Mas depois de passar um tempo odiando, descobri que eh mais facil nao gostar e respeitar quem gosta. Eh mais simples viver assim.

Marcos disse...

Apoiado, companhero XD
Se tem tempo pra cuidah da vida dos otro eh pq num tah cuidando da propria vida direito hehehhe XD

c ya o/