sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Algumas perspectivas sobre o OpenOffice

A Microsoft resolveu criar uma campanha para o Office 2010 mostrando perpectivas de clientes que usaram o OpenOffice e tiveram problemas com ele.






Eu não sou necessariamente um defensor do OpenOffice, na verdade, sempre que posso acabo optando pelo Google Docs que melhorou bastante nos últimos tempos.

Os principais problemas são relacionados com os problemas de compatibilidade que o OpenOffice tem com relação aos arquivos do Office, (malditos docx) e ao pouco conhecimento dos usuários com relação ás funcionalidades do OpenOffice que simplesmente não são iguais ás do Office.

Do meu ponto de vista, o OpenOffice é uma ótima opção para um ambiente onde atividades de edição mais avançadas (como o uso de macros) e compatibilidade com os produtos microsoft não seja necessária, nesse caso, haveria um ambiente propício para se utilizar o OpenOffice sem grandes problemas.

Mas a partir do momento que se tenta abrir arquivos de um programa (Office) no outro (OpenOffice) e vice-versa ou tentar utilizar funcionalidades como se estivesse no outro, fica difícil algo dar certo.

Basicamente, a idéia que se passa é que o OpenOffice é um "Microsoft Office grátis" e não é. É outro software completamente diferente, não trate-o assim e sempre ficará sonhando com o outro e tendo pesadelos com ele. 

Nenhum comentário: